5 de maio de 2008

O Top10 dos meus filmes.

10 - Silent Hill (Terror em Silent Hill)

Porque deixar esse filme no Top10? Simples. Silent Hill é o melhor jogo de video-game que já joguei!

Silent Hill - junto a mais um outro jogo (Breath of Fire IV) - me ensinou a ler inglês.
Eu era um juvenil... eu me apeguei demais ao roteiro do jogo. Eu achava sencacional... e ainda acho.
Eu sonhava em ver um filme no cinema com aquela história... de tão sensacional que eu a achava.

Quando descobri que estavam produzindo um filme sobre o jogo... eu surtei. Confesso que até fiquei com um pé atrás... pois nunca joguei as três ou quatro coninuações que esse jogo tem. Eu gostava tanto do primeiro que tinha medo de descobrir que as continuações estragariam a história perfeita que o 1 tinha.
Eu fiquei me perguntando de qual dos 5 jogos da série afinal seria baseado o filme.

Depois de uns meses depois de descobrir sobre a produção do filme... assisti o primeiro trailer oficial. Eu quase caí da cadeira quando vi a abertura do jogo - do MEU jogo - ser FIELMENTE retratada em Live Action... e melhor ainda.
Era inacreditável. O maior jogo de minha vida ia sair no cinema.

Depois que assisti a primeira sequencia do filme... e ver que cada detalhe do jogo tinha sido filmado... foi uma sensação foda. Foi realizante! Inesquecível!

O filme pode não ter sido bom... ou não ter feito sucesso... pessoas o odeiam... não importa.
Eu tinha que pelo menos ter colocado ele entre os top10 por ser tão especial pra mim! =)
______________________________ 

9 - Cloverfield (Cloverfield - Monstro)

TENSO!
Acho que não houve um filme onde eu fiquei tão tenso!! A sensação de realidade que esse filme passa beira o absurdo!

Tá... é um monstro... em New York... não há nada mais tão cliché e bizarro. EXATAMENTE! É exatamente essa a idéia que o filme quer passar... mas de uma maneira séria e real!
"Como assim tem um monstro em New York??" - é absurdo, não? O filme é totalmente filmado por uma câmera de mão... gravada por uma única pessoa!
É a invasão de um monstro no ponto de vista de uma pessoa só! Imagine-se fugindo de uma coisa inacreditávele bizarra... e gravando isso. É Cloverfield.

O que me impressiona e me motiva a colocar esse filme no Top10 é simplesmente o fato de terem conseguido passar pra quase-real uma invasão de um monstro, gravado de uma câmera de mão...
A sensação de confusão... de não entender o que está acontecendo... você praticamente está junto à pessoa que está filmando todo o caos. Você está entendendo tanto quanto ela. Nada!!
Por isso o filme é tão bom.
______________________________ 

8 - Pulp Fiction (Tempos de Violência)

O filme mais reviravolta de todos.
Eu só o assisti uma vez. Mas foi inesquecível! Foi louco começar a assistir sem saber do que se trata... ou entender o que está acontecendo... e de repente entender REALMENTE o que é esse filme fantástico do Tarantino.

Todos os contos desse filme são demais! A ordem cronológica misturada foi genial! Os personagens são marcantes! Algumas frases são de muito efeito!
Os dialogos nonsense são a marca registrada... além do Vincent Vega by John Travolta e Mia Wallace by Uma Thurman, claro. A cena da overdose foi absolutamente inesquecível.

Ficou pra história.
______________________________ 

7 - Kill Bill Vol.1 & 2

Espetacular.
O Quentin Tarantino é foda. A Uma Thurman é foda. O Pai Mei é foda. Haha!!

Sério. Kill Bill mudou minha vida. É um filme genial e propositalmente exagerado! Tem muito sangue e membros mutilados... mas isso não é o mais legal. É só um detalhe.

O roteiro e trilha sonora desses filmes são espetaculares! A maneira como a história de vingança é contada é surreal! Tarantino misturou tudo! Fazer uma assassina loira vestida de amarelo com uma katana na mão sair quebrando tudo em busca de vingança... misturando animé, sangue, sarcasmo, cliché, ironia, sangue, nonsense, kung fu, Pai Mei, katanas... foi genial.

Nada mais!!
______________________________ 

6 - Amores Perros (Amores Brutos)

É quase desconhecido aqui no Brasil. Mas eu tive a felicidade de assisti-lo e fiquei extremamente impressionado do começo ao fim.
É um filme mexicano.

O roteiro conta três histórias paralelas que se "cruzam" em um terrivel acidente. Os três personagens principais não se conhecem e não dialogam nunca. O único momento em que eles ficam na mesma "cena" é na hora do acidente. Cada um deles tem histórias e dramas surpreendentes! É um filme inesquecivel!

______________________________ 

5 - The Truman Show (O Show de Truman)

Filme sensacional e original.
Eu sei que é um filme para ser uma crítica aos reality shows... mas pra mim conseguiram fazer uma coisa inacreditavel.

Esse filme conseguiu me fazer questionar sobre "o que realmente é a realidade?". Não que eu tivesse começado a achar que tudo isso que vivo é mentira... mas... é outra coisa que, se eu começar a explicar... vai dar um post inteiro.
É uma questão filosófica! É como se você passasse a perguntar se o universo giraem torno de você. Se você é o centro de tudo... se todas as ações tem a ver com as suas decisões...

O Show de Truman é fantástico.
A reação do personagem retratado pelo Jim Carrey quando começou a perceber essas coisas... quando percebeu que ele era o centro do universo... foi perfeita!
______________________________ 

4 - Saving Private Ryan (O Resgate do Soldado Ryan)

Segunda Guerra Mundial - não tem um assunto de História que eu me interesse mais.
Leia o post anterior... eu explico tudo isso... todos os motivos! Eu não vou escever de novo, né? =)

Eu não gosto do Tom Hanks. Ele sempre faz personagens com a mesma personalidade e cara de retardado... e ainda assim é considerado um dos melhores atores do mundo... MAS, nesse aqui até que ele até que fez um bom trabalho!
O "Soldado Ryan" é um filme que ficou marcado na minha mente! Eu não esqueço nunca aquela cena inicial do Dia D - um dos eventos principais da história da humanidade, na minha opinião.

O melhor nesse filme, não é ver a guerra. Não é ver a sanguenolência. Não são as multilações... os gritos... os tiros... as mortes.
O melhor nesse filme é perceber a real reação das pessoas/personagens ao ver que vão ter que arriscar suas próprias vidas em meio a guerra... para salvar outra. Pra salvar um desconhecido.

O quase nenhum patriotismo americano passa despercebido quanto à realidade dos soldados "reais" da 1ª Guerra retratada impecavelmente nesse filme.
É legal e triste ao mesmo tempo imaginar que os jovens soldados (tanto americanos e alemães) são pessoas de verdade. E não peões em meio a uma guerra.
E mais uma vez: Trilha sonora fantástica by John Williams!
______________________________ 

3 - The Village (A Vila)

Night Shayamalan é um gênio.
Aquele diretor indiano fiodamãe consegue me fazer gostar de todos os seus filmes de uma maneira viciante!! =D

A Vila é um filme inacreditavelmente genial. Tem gente que odeia o final... mas isso é porque o slogan do filme era "Não conte o final desse filme para ninguém" - Isso criou uma espectativa absurda nas pessoas. Mas isso pra mim é irrelevante... eu não vou dar spoilers, já que deve ter gente que não assistiu ainda (será?!).
Mas eu acho que o importante do filme não é o final. E sim COMO essa história e roteiro GENIAL se desenrola... é uma idéia original e inacreditável. É lindo!!

A trilha sonora é fantástica e emocionante!
Os dois personagens principais são marcantes de mais!!
A mensagem que o filme transmite é [me faltam adjetivos] Hehe!
Sem mais. As pessoas deveriam assistir os filmes sem criar espectativas. A Vila NÃO É UM FILME DE TERROR! Não tem o intuito principal de assustar!! Esse filme desperta sentimentos incríveis e bagunça com a sua mente e imaginação...
É simplesmente genial. E o final... não poderia ser melhor.
______________________________ 

2 - The Lord of The Rings - The Fellowship of the Ring; The Two Towers; The Return of The King (O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, As Duas Torres; O Retorno do Rei)












Não tinha como deixar de fora, feriria meu orgulho nerd! HAHA.
Fato: J.R.R. Tolkien era louco. Um louco genial que criou (na minha opinião) a obra literária mais fantástica de todos os tempos. E que nunca - eu disse NUNCA - será superada.

Imagine um grupo de amigos que se juntam em uma sala para fumar e discutir sobre mitologias e idiomas. Foi assim que Tolkien e sua "sociedade" criaram o Senhor dos Anéis. Não é absurdamente foda? Essa criação influenciou a vida de centenas de milhares, talvez milhões de pessoas ao redor do MUNDO. Criando as bases para o RPG entre várias outras coisas.

É uma história que consegue abordar temas diversos! Mas vááários! Não tem como assistir ou ler SdA sem parar e refletir um pouco sobre o que mensagem determinada cena quer transmitir. Sem falar nos personagens! Todos os personagens desse filme são muito bem construídos e nenhum deles consegue ser esquecido!

O Rei Thèoden é o meu favorito. Eu nunca vou esquecer as palavras de seu discurso antes da Cavalgada dos Rohirrim, na Batalha dos Campos de Pelennor... em Minas Tirith!
Pra mim ele é o cara e representa muita coisa!

Senhor dos Anéis é uma obra-prima. Trilha sonora... fotografia... cenas inesquecíveis... personagens marcantes... frases de efeito...
Não poderia ser melhor.
______________________________ 

1 - Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain)

Pode soar estranho. mas pra mim, é o melhor filme de toda minha vida. Eu sei que muitos não dizem o mesmo... conheço e já vi gente que odeia esse filme. É um filme francês relativamente longo e pode ser considerado até meio lento. Mas eu o adoro. E tenho motivos pessoais pra isso.

Em tudo, ele me supreendeu... começando pela trilha sonora fantástica! A melhor que já ouvi! Ouço pelo menos uma de suas músicas por dia... passou a ser trilha sonora da minha vida! =) Yann Tiersen (o mesmo da trilha de "Adeus, Lênin") é o melhor compositor de trilhas sonoras depois de John Williams.

A personagem principal vivida pela Audrey Tatou me cativou muito.
Também, eu vi partes de mim naquele filme. Cenas de minha vida... coisas pequenas que passam despercebidas pelo público, mas que chicotearam minha mente com lembranças e visões de coisas passadas e atuais.
Aquele filme retratou em alguns momentos... a minha vida. A minha mente. Meus pensamentos e idéias, ações mínimas que pra mim significaram muito.
Não vou dizer que Amélie Poulain sou eu em versão feminina... claro que não, ela é uma personagem fantasiosa demais. Mas em partes... talvez poderia.

Um filme que mostra que as pequenas coisas da vida são as principais. A maioria das pessoas ignora isso. Foi sensacional assistir a um filme que finalmente mostrasse (pelo menos um pouco) meu ponto de vista em relação ao mundo e as coisas. Nunca vou esquecê-lo.

Por mais que possam discordar, é um gosto paticular. Por uma razão e motivos estreitamente pessoais.
Então é isso! =)
______________________________ 

Foi dificil fazer essa lista. Ficaram de foras filmes sensacionais como:





































2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimos filmes, e o melhor é ver que há mais na sétima arte, do que simplesmente efeitos, estética, atuação e enredo.
Mas Pulp Fiction é uma obra prima em quase todos aspectos!

The Blind Spot disse...

Mário,

Encontrei o seu Blog por acaso e achei interessante. Estava procurando material didático de matemática da quinta série e encontrei um de seus textos. Este texto foi interessante, sendo assim, resolvi dar uma olhada nos outros.

Sobre os filmes, o seu TOP 10 é muiito interessante, os filmes são legais e fazem o espectador ficar em transe na tela.

Eu li também os seus textos e os comentários sobre o vestibular. Sem tomar partido de quem está certo ou errado, pois neste caso não existe certo ou errado. Eu concordo com você que o sistema educacional é falho, não dando oportunidade para as pessoas que queiram cursar um determinado curso, fazendo elas, muitas vezes, optarem pelos cursos que sobraram. Sendo assim, eu convido você a entrar num blog que questiona a educação brasileira com alguns tópicos interessantes. O Blog é este:

www.papocritico.blogspot.com

Abraços e felicidades.

Giovanni